Os diferentes tipos de biópsias na mama

Biopsia de mama

Você sabe o que é uma biópsia mamária? É a retirada de uma quantidade de tecido para avaliação da lesão mamária para sabermos se há ou não presença de alterações na mama – a mais grave, o câncer na mama. E, sim, existem diversos tipos de biópsias mamárias. Na verdade, são diversas modalidades, uma específica para cada tipo de lesão. Vamos entender melhor?

  • Biópsia incisional –  é um tipo de biópsia cirúrgica que retira parte da lesão, ou seja, um fragmento do tumor para análise patológica. Trata-se de um procedimento simples, realizado em consultório, com anestesia local;
  • Biópsia excisional – remove todo o tumor, extirpando completamente a lesão. Dependendo do caso, pode ser o único tratamento necessário para a lesão;
  • Punção por agulha fina (PAAF) – essa biópsia se caracteriza pela punção da mama com agulha convencional. O material (células da lesão) retirado é colocado em uma lâmina de vidro para avaliação;
  • Biópsia assistida a vácuo – a agulha desse procedimento é calibrosa. Ela é feita por meio de espiração e secção dos fragmentos a serem estudados. Nela, pode ser realizado o exame imuno-histoquímico do material, que permite uma avaliação mais específica;
  • Core biópsia – também realizada com agulha mais calibrosa, é feita por meio de múltiplos disparos que retiram fragmentos de mama da lesão.

As biópsias podem ter como guia a própria palpação do médico. Em outros casos, pode-se guiar o procedimento com ultrassonografia, mamografia e ressonância magnética.

Cuidados pós-biópsia

Alguns cuidados precisam ser tomados após a realização das biópsias acima citadas. Por exemplo, manter as mamas com suporte (top firme ou enfaixamento) e evitar atividades pesadas no dia do procedimento. Em casos de muita dor, pode ser necessário utilizar analgésicos para contê-la.

Importância das biópsias mamárias

Além de seguras, as biópsias mamárias são pouco dolorosas e têm grande serventia para um diagnóstico adequado de lesões na mama. É por meio delas que o mastologista consegue afirmar se há ou não a presença de um câncer. Por isso, são fundamentais para a saúde da mulher.

E, como temos falado bastante durante essa pandemia, os exames e cuidados não podem parar, pois as doenças não param e não esperam. Principalmente o câncer.